5 Erros que você comete em seu Perfil do Facebook

Você já sabe que o Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo, certo? Provavelmente você já tem um perfil no Facebook, mas você usa ele de maneira profissional, ou apenas como uma conta metade pessoal, metade profissional?

Este é um erro que a maior parte dos empreendedores digitais cometem: Não utilizar seu perfil no Facebook de maneira profissional! Este é o erro mais básico que cometemos, até mesmo sem saber. Mas depois que você ler este artigo, saberá o que você NÃO deve fazer em seu perfil do Facebook.

5 Erros que você comete em seu Perfil do Facebook

5 Erros que você comete em seu Perfil do Facebook

5 Erros que você comete em seu Perfil do Facebook

Infelizmente muitos empreendedores digitais não faz idéia do que um perfil do Facebook, usado da forma correta, pode fazer com seus negócios! Eu fiz uma análise simples em minha timeline do Facebook, e notei que boa parte dos meus amigos, que são empreendedores, acabam cometendo estes erros. Não vou citar nomes, para não comprometer a imagem de ninguém, mas vou listar o que você NÃO deve fazer de forma alguma em seu perfil do Facebook, que é voltado para negócios.

#1 – Solicitações de Jogos

Creio que todo mundo já recebeu algum “convite” para jogar aquele joguinho que seu amigo XYZ está jogando, correto? Mas, se o seu perfil do Facebook, é voltado para negócios, creio que você não deveria estar “jogando joguinhos”, ou estou errado? 🙂

Portanto, se o seu perfil do Facebook, não é pessoal, e sim voltado para seu negócio online, NÃO utilize ele em seu celular, para vincular jogos! Para isto, utilize sua conta pessoal e separe as coisas.

#2 – As Correntes

As velhas correntes se renovaram com o advento das redes sociais e se modernizaram, para nosso desespero!

Você já deve ter recebido aquela foto chocante de uma pessoa, pedindo que você curta/compartilhe a mesma, para que a empresa XPTO possa pagar alguns centavos por cada compartilhamento. Ou então aquele post que você deve curtir/compartilhar, para que a empresa NOPQ possa “rastrear” e depois de uma certa quantidade de compartilhamentos, você possa receber um celular novinho em sua casa. Lembrou?

Por favor, não façam isso. Isso é uma das coisas mais irritantes que você pode compartilhar ou receber! Se você quer saber quais são os outros boatos que circulam na internet, o antispam.org tem uma página dedicada a isto.

#3 – Marcar seus Amigos em Fotos

Esta é uma das práticas que mais tem crescido ultimamente (e uma das mais irritantes também): Alguém posta uma foto de seu “negócio maravilhoso”, aquela “oportunidade imperdível”, e marca os 450 amigos dele.

Todos os amigos que foram marcados recebem uma notificação ou e-mail do Facebook, e a foto aparece na timeline da pessoa que foi marcada.

Este é um dos SPAM’s mais chatos que alguém pode fazer. E mais chato ainda para quem recebe!

É uma ótima forma de queimar seu filme no mercado, e praticar o chamado Marketing de Repulsão: com certeza a maior parte das pessoas que foram marcadas vai remover a marcação inconveniente, e se não tiver muito vínculo com a pessoa, vai excluí-la de seu rol de amigos, podendo até bloquear a pessoa, para nunca mais veja nada que ela postar.

Portanto, é sempre uma péssima idéia fazer SPAM!

#4 – Usar seu perfil como “vitrine”

Esta também é uma das práticas mais comuns: Ao invés de usar seu perfil para postar conteúdo inteligente, para engajar seus amigos e seguidores, o cidadão posta aquele texto enooormeeee, com uma crítica feita por qualquer outro usuário, com erros ortográficos, que é uma verdadeira perda de tempo.

Ou então simplesmente posta um link do tipo:

Compre aqui o produto X! Compre o produto Y!

Você acha que algum amigo ou seguidor vai clicar neste link? Sinceramente …

Seja inteligente! Utilize técnicas de internet marketing para engajar seus amigos e seguidores.

Esta é mais uma forma de queimar seu perfil e conseguir mais uma vez praticar o Marketing de Repulsão, e perder mais uma leva de amigos e seguidores.

Marketing de Repulsão é um assunto para outro artigo 😉

#5 – Não poste qualquer coisa em seu perfil

Creio que esta dica eu nem precisaria falar, já que você deve ter percebido que seu perfil do Facebook, não pode conter qualquer tipo de publicação, correto?

Mas vamos lá: Se você é um empreendedor digital, do nicho de emagrecimento por exemplo, precisa utilizar seu perfil do Facebook para postar apenas conteúdo voltado para o seu nicho.

Por exemplo: Faça um artigo com as 10 principais exercícios para emagrecer rápido, e poste em seu perfil, com uma pequena descrição do artigo, e o link para o seu artigo no blog.

Ou então uma imagem de motivação para seu público, um link com uma promoção em sua fã-page, etc. Enfim, volto a repetir: seja inteligente! 🙂

Conclusão

Isso representa apenas um resumo do que Empreendedores, Empreendedores Digitais, Profissionais de Internet Marketing precisam quando se trata de Erros em perfil do Facebook. Com as consequências de ignorar este conselho, que varia de semanas de esforço desperdiçado a jogar toneladas de dinheiro pela janela, tome o tempo restante para se informar duramente sobre os métodos adequados para obter Usar seu perfil do Facebook de maneira profissional.

A propósito, se você realmente quer usar seu perfil do Facebook de maneira profissional, este Curso Online com Certificado de Conclusão te ajudará com tudo para você precisa! Confira aqui!

Summary
Review Date
Reviewed Item
Post
Author Rating
51star1star1star1star1star

Pesquisas que levaram à este artigo:

  • o facebook pode cometer erro de data em uma postagem?

Descubra Como Vender Na Internet, Sem Blog, Sem Lista, Sem Vídeo e Sem Autoridade!

André Melo

Meu nome é André Melo, sou Desenvolvedor web e trabalho com internet marketing desde 2001.

Website: http://webempreendedor.net

46 Comentários

  1. Verdade André, muitas pessoas confundem ou simplesmente ignoram o motivo da criação do perfil profissional do facebook. Muitas das vezes elas se queimam por fazer mau uso desse perfil, perdendo a credibilidade com o público… Obrigado pelas dicas.

  2. MILTON OLIVEIRA

    Realmente André você abordou alguns pontos muito importantes a respeito do Facebook ,alguns desses erros acabam manchando o perfil de quem usa para seus negócios,devemos sempre atentar para essas suas dicas,valeu mesmo!

    • Olá, Milton.

      O nosso perfil profissional precisa ter informações relevantes, e não podemos utilizar o SPAM para fazer isso, pois acabamos queimando nossa imagem.

      Abraço e sucesso!

  3. Olá André, muito bem explicado esse seu artigo. Realmente as pessoas acabam não tendo o devido cuidado com suas fan pages e seus perfis e postam tudo que veem pela frente. Para quem quer trabalhar profissionalmente na internet isso pode ser um tiro no pé, pois a pessoa vai estar constantemente sendo observadas pelos seus clientes. já dizia o ditado: ” cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém”.

    • Obrigado pela visita, Alienderson.

      É exatamente o que eu penso hehe

      Abraço e sucesso!

  4. Realmente o facebook e uma otima ferramenta para nossos negocios , mas se seu perfil for usado de forma errada e bem ruim para o proprio usuario que nao conhece a forma certa que se tem de usar, e outras pessoas a sua volta.

  5. Nossa André esse artigo foi um verdadeiro puxão de orelhas kkkk, eu realmente faço algumas dessas coisas mas agora com certeza eu não vou fazer mais! obrigado.

    Um grande abraço e sucesso!

    • Olá, Paulo.

      hahaha é normal fazer alguma coisa errada, mas sempre há tempo de corrigir o percurso 😉

      Abraço e sucesso!

  6. Muito bom o seu artigo, realmente as pessoas não sabem o que postar em seus perfis.
    Confesso que também faço alguns desses erros, mas o que mais me irrita é quando alguém faz spam em meu perfil divulgando produtos, fico muito brava, rsrs.
    Obrigado pelas dicas.

    • Obrigado pela visita, Vanessa.

      Realmente é muito irritante quando alguém faz spam em nosso perfil.

      Abraço e sucesso!

  7. Josiane

    Andre muito Obrigada, além de ser novata no uso diário do facebook e ter coisas que ainda preciso aprender, tem umas coisas que me irritam e essa de me marcar é a pior, já me marcaram em coisas de que não tenho nenhuma afinidade e ainda fiquei com vergonha. Obrigada pelas dicas agora sei o que preciso melhorar.

    • Obrigado pela visita, Josiane!

      Espero que estas dicas sejam de utilidade para todos, pois não tem nada mais irritante que ser marcado em postagens que não temos interesse 🙂

      Abraço e sucesso!

  8. Jacqueline Dutra

    Muitos empreendedores precisam ler esse seu artigo, pra abrir um pouco a mente e deixar de fazer essas coisas irritantes com o perfil do facebook rs.
    Parabéns pelo artigo de ótimo conteúdo!

    • Obrigado, Jacqueline!

      É verdade. Precisam mesmo saber como utilizar o Facebook sem irritar os outros rsrs

      Abraço e sucesso!

  9. Nossa André depois de ler seu artigo notei que estou cometendo vários erros no meu perfil profissional! Nem tinha pensado nisso assim que te agradeço pelas dicas!

    • Obrigado pela visita, Kristell!

      Reveja seu perfil e remova o que não for profissional, assim você vai garantir apenas informação de qualidade, e com certeza vai atrair muitos prospectos!

      Abraço e sucesso.

  10. Ellen

    Nossa.. que legal esse artigo. Conheço muita gente que deveria ler esse conteúdo rsrs.. Você deu dicas muito importantes para deixar o perfil no facebook limpo e postagens e conteúdos que atraiam seguidores que vão gostar do nosso trabalho e quem sabe até se tornarem possíveis clientes. Legal, muito bom 😀

    • Obrigado, Ellen!

      Exato! Tem pessoas que simplesmente não tem noção do quanto estão sendo chatas rsrs

      Abraço e sucesso!

  11. Caraca, kkkk’ praticamente faço tudo isso que é proibido no Facebook.. Obrigado amigo por compartilhar sem conhecimento, com certeza a partir de agora vou cuidar melhor da minha imagem no Facebook. Muito obrigado, sucesso!

    • Obrigado, Evertom.

      Precisamos tomar cuidado com o que fazemos, para não queimarmos nossa imagem.

      Abraço e sucesso!

  12. Olá André, realmente tudo que citou no seu artigo é o que mais se vê no perfil do facebook. São coisas desagradáveis infelizmente. Parabéns e sucesso sempre!

  13. Sem duvidas o Facebook é uma ótima oportunidade para poder lucrar com ele.

    Entretanto muitas, mas muitas pessoas mesmo usam ele de forma errada, acaba virando uma poluição visual tão grande, que quando se posta algo útil, relevante, ninguém faz questão de ler, pelos erros anteriores. Isso sem contar com os Spam em grupos do Facebook, que também é muito irritante.
    ótimo artigo, sucesso sempre, abraço.

    • Obrigado, Reginaldo!

      É muito ruim o que as pessoas fazem, de sairem marcando todo mundo, mandando SPAM, etc, etc. Isso acaba queimando a própria imagem, e também queimando o mercado de internet marketing e negócios online. As pessoas precisam ter consciência sobre isso.

      Abraço e sucesso!

  14. Erielton Gonçalves

    Muito bom artigo André é muito importante prestar atenção ao nosso perfil pois e com ele que muitos dos nossos clientes nos identificam.

    • Obrigado, Erielton.

      Exato! Esta é uma estratégia muito boa para atrair clientes/parceiros de negócios.

      Abraço e sucesso!

  15. É importante usar o Facebook como uma ferramenta de negócios, usar na medida certa sempre!

    O perfil podemos interagir de forma mais pessoal, mas nosso perfil/Fanpage de negócios devemos evitar esses erros que você citou mesmo!

    Ótima explicação André! 🙂

    Grande abraço e sucesso sempre!

    • Oi, Nayara!

      Exato. Nosso perfil precisa ser utilizado apenas para compartilhar informações úteis, e não qualquer coisa. Para isso temos nosso perfil pessoal.

      Eu utilizo 2 perfis, 1 pessoal, que é para minha família e amigos, e 1 profissional, que é só sobre negócios online. Isso ajuda muito!

      Beijo e sucesso!

  16. Olá tudo bem?
    Gostei do artigo porque falou desses erros em perfis do facebook, detesto solicitções de jogos, e quando a pessoa te envia links de produtos o tempo todo, acho desagradável.
    Parabéns pelo artigo!

    • Obrigado, Maria.

      É preciso saber utilizar o perfil de forma que não incomode as pessoas. Compartilhar conteúdo tudo bem, agora marcar os outros em postagens que não tem nada a ver, enviar solicitações de jogos, enfim, encher o saco dos amigos é um prato cheio para te marcarem como spammer.

      Abraço e sucesso!

  17. Jonas Alves

    Nossa André,,, mas isso é o que mais vemos mesmo, correntes, solicitações de jogos, pra quem trabalha com marketing tbm só se ver propaganda kkkk. parabens pela postagem… Falou tudo… sucesso

    • Obrigado, Jonas!

      Foi exatamente isso que me motivou a escrever este artigo hehe

      Abraço e sucesso!

  18. Ótimas dicas André! Ao ler seu artigo, percebi alguns erros que venho cometendo! Vou prestar mais atenção a partir de agora! Afinal de contas usar o perfil do Facebook de maneira profissional, requer responsabilidade! Parabéns pelo artigo! Me ajudou de verdade!

    • Obrigado, Edvania!

      Que bom que consegui te ajudar 🙂 Com certeza utiliza o perfil com responsabilidade é uma ótima estratégia.

      Abraço e sucesso!

  19. Muito bom André. Muitas vezes as pessoas usam os seus perfis de Facebook parece que para incomodar os outros, marcações que ninguém, as solicitações pra jogos nem se fala, toda hora tem alguém querendo jogar alguma coisa.

    As pessoas perdem a oportunidade de usar os seus perfis para se aproximar mais das outras pessoas, sejam elas seus amigos mais “próximos” ou publico para gerar negócios.

    • Obrigado, Valderlei.

      Exato! Por isso eu levantei estas questões no artigo. Espero que as pessoas que queiram realmente trabalhar com o Facebook, que tomem o cuidado necessário para não ser acusado de SPAM.

      Abraço e sucesso!

  20. olá André muito bom mesmo seu artigo sobre este assunto, e na verdade umas das coisas que vc cita no artigo sobre marcação no facebook, realmente é muito inrritante mesmo direto aconteçe isso comigo, mais marco logo como spam, sucesso pra você.

    • Obrigado, Edivaldo.

      Ser marcado em publicações que não tem nada a ver é horrível. Eu recebo várias marcações de SPAM, eu desmarco e denuncio também.

      Abraço e sucesso!

  21. Eu prefiro ter uma pagina para o empreendimento profissional, e deixar o perfil pessoal assim: pessoal. Sem falar que as chances de ter a conta bloqueada ao trabalhar um perfil pessoas são enormes. Excelente artigo!

    • Obrigado pela visita, Juliana.

      Sim, temos que separar as coisas, para termos melhores resultados e causar uma boa impressão. E claro, fugir dos bloqueios do Facebook.

      Abraço e sucesso!

  22. Olá André, muitos usam até o próprio perfil para divulgação e como citou no post vários outros erros que acabam dificultando os seu(s) negócio(s). Obrigado pelo artigo ao compartilhar essas dicas.

    • Obrigado, Victor!

      Exato. Muitos usam o perfil como uma verdadeira vitrine, divulgando todos os links de afiliados que utilizam, e isso atrapalha bastante.

      Abraço e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *