Negócio Online X Negócio Offline – prós e contras

A maior parte das pessoas, que querem ser empreendedores ou tem este perfil, pensa em um dia ser o seu próprio patrão, trabalhar para elas mesmas e não mais trabalhar para os outros. Resumindo: ter o seu próprio negócio!

De acordo com a pesquisa do Sebrae ( GEM 2013 ), no Brasil, cerca de 71% dos empreendedores fazem isso por que enxergam uma oportunidade, e 28% empreendem por necessidade.

Neste artigo eu vou te mostrar os prós e contras em ter um negócio online e os prós e contras em ter um negócio tradicional, com ponto de venda, funcionários, etc.

Negócio Online X Negócio Tradicional – prós e contras

Conforme mencionei no inicio deste artigo, a pesquisa de 2013 do Sebrae indica que o Brasil está à frente dos 5 países do grupo dos BRICS, onde a proporcão de empreendedores por oportunidade chega em 61% na Índia, 65% na Russia, 66% na China e 70% na África do Sul.

Com estes dados em mãos, é fácil dizer que a maior parte das pessoas pensam em encontrar uma oportunidade, para ter o seu próprio negócio, e com isso conseguir a tão sonhada liberdade.

“No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.” Albert Einstein – Twitte Isso!

O Nicho ou micro-nicho

Um ponto em comum, tanto para o negócio online quanto para o negócio tradicional, é definir o nicho ou micro-nicho com o qual você irá trabalhar. Neste outro artigo eu passo mais informações sobre nichos. Clique e veja o artigo.

Em um negócio tradicional, por exemplo, Se você já trabalha como cozinheiro(a), você já tem expertise nesta área, e se você gosta do que faz, com certeza irá pensar em abrir uma lanchonete, um restaurante, etc.

O mesmo acontece em um negócio online: primeiro você precisa definir o nicho ou micro-nicho. Vamos seguir o exemplo anterior: Se você gosta de cozinhar, pode fazer um site de receitas.

Mas ai você me fala: Poxa André, já tem diversos sites de receitas, e até grandes portais que tem uma seção/site só de receitas!

Eu respondo: Sim! Isso é verdade!

Mas você pode criar um site, onde ensine receitas vegetarianas por exemplo, ou usando ingredientes simples, receitas rápidas, etc.

Viu como as idéias vão surgindo? Basta começar a pesquisar um pouco, e as idéias vêm. 🙂

Mas a grande questão é procurar fazer o que você gosta ou tem vontade de aprender, caso contrário, você não irá evoluir o seu negócio, e o pior, pode até falir!

O Negócio Online

Vamos começar analisando o negócio online, que hoje em dia está fazendo a diferença para muitas pessoas.

Depois de definido o nicho ou micro-nicho, o negócio online é basicamente constituido de:

  • Um domínio ( seudominio.com, seudominio.com.br, etc)
  • Uma hospedagem para seu site
  • Site institucional ou blog (ou até mesmo os 2 tipos)
  • Página(s) de captura
  • Um serviço de e-mail marketing ou auto-responder ( este item talvez seja um dos mais importantes para tudo funcionar! )

Com isso você já está apto a começar seu trabalho!

Partindo do nicho de exemplo ( receitas ), seu dever será produzir receitas que estejam de acordo com o nicho escolhido. Se você definiu que vai se dedicar a receitas vegetarianas, você precisa produzir este tipo de receitas.

Como estamos analisando o negócio de forma mais prática, não vou me aprodundar em formas de divulgação, etc. Isso será assunto para outro artigo 😉

O Negócio Tradicional

Partindo do mesmo nicho de exemplo (receitas/gastronomia), depois que você definiu o que fazer, é hora de pesquisar um lugar para abrir seu restaurante/lanchonete. O seu próprio negócio está para nascer!

Da mesma forma que um negócio online, você precisará:

  • Alugar um local
  • Deixa-lo com a sua cara (reforma, fachada, etc)
  • Montar sua infra-estrutura (mesas, cadeiras, copos, talheres, fogão, mantimentos, etc)
  • Contratar funcionário(s)

Não vou listar tudo o que é necessário, pois o intuito é fazer uma comparação e te dar uma idéia de como tudo funciona.

O “Problema” do Investimento

Você já percebeu que para ter um negócio, seja ele online ou tradicional, é necessário fazer algum tipo de investimento, correto?

Infelizmente muitas pessoas pensam que para se ter um negócio online, é tudo “de grátis”. Basta ter um blog no blogger por exemplo, encher o blog de propagandas e pronto. Agora é só disparar uma tonelada de spam’s para aquela lista de 50 milhões de e-mail’s que comprou por R$ 9,90, e esperar o dinheiro brotar …

Esta é a maior mentira que já contaram! Não caia nessa!

A verdade é que muitas pessoas que começam assim, demoram séculos para ganhar alguns trocados, ou o pior, acabam desistindo no meio do caminho, e colocam a culpa em outras pessoas ou na própria internet, dizendo que é pura ilusão.

É preciso entender que se você quer ter um negócio, é preciso investir em infra-estrutura e ferramentas para manter o seu negócio funcionando.

Claro que se você comparar o investimento para manter um negócio tradicional, com tudo o que é necessário para deixa-lo funcionando, com o investimento que um negócio online exige, o negócio online requer muito menos investimento em dinheiro, mas em contrapartida, você precisa investir em conhecimento.

Você pode me perguntar: Perai, vou precisar estudar, André?

E eu respondo: Mas é claro que SIM! 🙂

Não dá pra escrever bons artigos, boas receitas (como o exemplo do nicho de receitas/gastronomia), sem ter conhecimento. A internet está cheia de conteúdo pronto para ser consumido, mas você precisa saber onde e o que pesquisar, senão ficará patinando sem sair do lugar.

No infográfico abaixo, estão apontados as principais vantagens e desvantagens de cada tipo de negócio.

 

Infografico: Negócio Online X Negócio Offline

Infografico: Negócio Online X Negócio Offline

Gostou deste infogrático? Coloque-o no seu blog (copie e cole o código html):

Conclusão

Seja qual for o negócio que você quer iniciar, é necessário investimento: começa com o seu tempo para organizar sua idéias e definir o que você quer fazer e depois vem o investimento na estrutura do seu negócio. Não há como fugir destas regras básicas.

Se você quer se aprofundar mais em como montar um negócio online que seja multiplicável e escalável, não deixe de visitar esta página.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Post
Author Rating
51star1star1star1star1star

Descubra Como Vender Na Internet, Sem Blog, Sem Lista, Sem Vídeo e Sem Autoridade!

André Melo

Meu nome é André Melo, sou Desenvolvedor web e trabalho com internet marketing desde 2001.

Website: http://webempreendedor.net

41 Comentários

  1. muito estudo, muito esforço, e pelo menos um certo investimento são necessários para iniciar. de graça não se chega a lugar nenhum!

    • Obrigado pela visita, Juliana!

      Estes são os ingredientes do sucesso, com certeza!

      Abraço e sucesso!

  2. Olá André

    Gostei muito do seu conteúdo, está de parabéns, achei muito legal também esse seu infográfico.

    Um grande abraço e sucesso sempre!!!

    • Olá, Paulo!

      Obrigado! Me esforcei para simplificar o máximo as informações e facilitar o entendimento.

      Abraço e sucesso.

  3. Jacqueline

    Olá André!

    Acredito que conforme o tempo for passando as lojas físicas vão começar a perder força para os negócios online. Pois cada vez mais existe pessoas querendo mais praticidade em suas vidas.

    Isso é questão só de tempo, e convenhamos que o online é bem mais gratificante rs.

    Sucesso pra você!

    • Obrigado pela visita, Jacqueline.

      Hoje muitas pessoas pesquisam seus produtos na internet, pela comodidade. Isso agiliza muito o processo de compra, sem precisar gastar horas procurando por um produto mais em conta. Com certeza o negócio online é muito mais fácil de iniciar e muito mais gratificante mesmo!

      Abraço e sucesso!

  4. Muito bom o seu artigo cara, você apontou muito bem o assunto em relação a trabalho online e offline, de qualquer forma qualquer pessoa pode ter resultados tanto com seu negócio online quanto com seu negócio offline, só depende de nós mesmos.. Quantos empresários de sucesso existem hoje? Quantos empreendedores digitais existem hoje? Pois é.. Qualquer um pode conseguir bons resultados seja qual for o meio de trabalho.. Parabéns pelo artigo

    • Obrigado pela visita, Evertom!

      Você disse a mais pura verdade! Se o empreendedor que ter sucesso, preciso trabalhar para isso, seja online ou offline.

      Abraço e sucesso!

  5. ELLEN

    Nossa que artigo show André, lendo o seu artigo só fiquei ainda mais feliz com a escolha que fiz em trabalhar com um negocio online pois me dá tempo, escolha , liberdade e ainda uma renda que pode crescer a cada dia. Parabéns por mais um excelente artigo, seu trabalho é muito bom!

    • Obrigado pela visita, Ellen!

      Fico feliz que tenha escolhido o mundo dos negócios online. Com certeza é uma das melhores escolhas!

      Abraço e sucesso!

  6. OI André, você é muito profissional no seu trabalho, adorei seu artigo! Parabéns!

    • Olá, Kristell. Obrigado pela visita!

      Muito obrigado! Faço o possível para passar conteúdo de qualidade pra ajudar minha audiência.

      Abraço e sucesso!

  7. É sem dúvidas melhor um negócio online, a qualidade de vida em um empreendimento digital é maravilhosa se a pessoa souber se administrar bem, ter bastante foco e organização nas suas atividades!

    Sem contar, que a pessoa poderá estar trabalhando através de um notebook de onde ela bem quiser, quando ela quiser, e como ela bem entender…

    Muito esclarecedora essas informações que você colocou no seu artigo sobre os prós e contras de cada um desses negócios.

    Eu mesmo, prefiro 1000 vezes o desenvolvimento de um negócio através da internet 🙂

    Grande abraço e sucesso para você hoje amanhã e sempre!

    Show de bola seu conteúdo! Estou acompanhando e gosto cada vez mais das suas publicações!

    • Oi, Nayara!

      Um negócio online tem várias vantagens mesmo, tanto pela escalabilidade quanto pelos lucros. É possível ter vários tipos de negócios online, todos gerando renda, enquanto você faz outras coisas.

      Muito obrigado, Nayara. Estou tentando colocar todo o meu conhecimento aqui, e espero ajudar muito os empreendedores que querem iniciar seu negócio online!

      Beijo e sucesso!

  8. Josiane

    Oi André, gostei muito das comparações, estou certa de que se alguém tinha dúvida ficou bem esclarecida, com certeza um negócio online tem muitas vantagens que vão desde o investimento baixo até as possibilidades de altos ganhos. O restante é tudo igual depende de tempo, aprendizado, paciência e perseverança. Sucesso e Parabéns!

    • Olá, Josiane!

      Exatamente! A diferença de um negócio online, é que o investimento é irrisório perto de um negócio offline. Mas o resto é igual mesmo. O negócio online leva vantagem também, pois ele pode trabalhar sozinho, enquanto você faz outras coisas.

      Abraço e sucesso!

  9. Jonas Alves

    eu tenho uma certa experiencia entre negócio online e negócio off line, pois atualmente desenvolvo esses 2 tipos de negócio e sei o quanto é as vantagens e as dificuldades de cada um.. André vc explanou muito bem os pros e contras dos 2 tipos de negócio.. Parabéns sucesso sempre

    • Olá, Jonas!

      Obrigado pela visita. Eu acredito que o negócio online possui muitas vantagens, mas o empreendedor precisar estar focado, senão os resultados não aparecem. Bem como um negócio offline, convencional. Se o empreendedor não focar, e ter estratégias, não vai ter resultados também!

      Abraço e sucesso!

  10. Sem duvidas que qualquer negocio bem sucedido e gerando receitas, seja ele online ou offline é sem duvidas o sonho de muitas pessoas, mas eu sinceramente prefiro tentar até conseguir esse sucesso no projeto online, porque quando se alcança o auge do negocio, os benefícios são muito mais que o offline, principalmente de não ter que esta em uma empresa durante o dia ou noite e longe da família.

    • Obrigado pela visita, Reginaldo.

      Um negócio online tem muitas vantagens. Uma delas é funcionar no piloto automático, quanto você está dormindo ou curtindo a família.

      Abraço e sucesso!

  11. Erielton Gonçalves

    Muito bom seu artigo André com certeza tirou uma dúvida comum entre muitos empreendedores que já conhecem o marketing digital mais também o mercado offline.

  12. Olá André, muito bom seu artigo, definiu corretamente os prós e os contras dos dois negócios. E uma grande verdade que você falou foi sobre investimentos. Muitas pessoas pensam que só porque o negócio é online vão ganhar rios de dinheiro sem investir nada, e depois acabam frustradas por não conseguirem resultados. Qualquer negócio, seja físico ou digital não consegue prosperar sem um mínimo de investimento. Parabéns pelo artigo.

    • Olá, Alienderson.

      Exatamente! Eu tentei mostrar os prós e contras dos 2 tipos de negócios, pois é preciso investimento de tempo/dinheiro, para ter resultados em qualquer negócio.

      Abraço e sucesso!

  13. Olá André!
    Realmente qualquer negócio exige um investimento, seja ele online ou offline.
    Mas com certeza um negócio online nos traz muito mais beneficios, claro desde que aja conhecimento e aplicando as estratégias corretas.
    Muito esclarecedor seu artigo, Parabéns.

    • Olá, Vanessa!

      Obrigado! Na minha humilde opinião, quem não tem muito capital, mas quer iniciar seu próprio negócio, a oportunidade do marketing digital cai como uma luva!

      Abraço e sucesso!

  14. Oi André, tudo bem?
    Seu artigo detalhou muito bem o sobre negócios online e negócios offline, seus prós e contra, ficou bem claro para quem quer empreender online, o lado bom e nem tão bom de ambos.
    Eu particularmente escolhi o negócio online devido a facilidade e conforto de trabalhar em casa, menor investimento, não precisar contratar funcionário, etc, mas, isso fica de cada um saber o que é melhor para si, analisar os prós e contra e tomar uma decisão.
    Parabéns pelo artigo, seu blog sempre tem informações relevantes e estão me ajudando nos meus negócios online. Sucesso sempre!!

    • Obrigado, Maria!

      Eu tentei levantar a maioria das questões que um empreendedor tem quando começa a se aventurar pelo empreendedorismo. Creio que este artigo vai ajudar bastante.

      Abraço e sucesso!

  15. Ótimo artigo André. Realmente, cada vez mas pessoas estão se aventurando em empreendedorismo. Eu particularmente, acho muito mais vantajoso desenvolver negócios no mercado online. Menor investimento e maior poder de alavancagem.

    • Obrigado, Valderlei.

      Eu também acho que é mais vantajoso desenvolver um negócio online.

      Abraço e sucesso!

  16. Um negócio online ou tradicional sempre vai precisar de algum investimento. Seu artigo mostra bem a diferença entre um negócio online e um tradicional. Os dois apresentam prós e contras. Parabéns pelo artigo e obrigada por dividir seu conhecimento.

    • Obrigado pela visita, Edvania!

      Qualquer negócio precisa de investimento, seja online ou offline, seja de tempo ou dinheiro. Tudo é questão de saber analisar.

      Abraço e sucesso!

  17. Ótimo artigo André, muitas pessoas optam por negócios tradicionais, pois não conseguem visualizar um negócio que não seja palpável. É claro que os negócios tradicionais sempre vão existir, mas antes de abrir algo é importante avaliar os prós e os contras para que não venha a se arrepender posteriormente. Abraço

    • Obrigado pela visita, Raphael.

      Sim, os negócios tradicionais sempre vão existir. Muitos empreendedores não conseguem ainda visualizar estas novas oportunidades que estão surgindo, mas aos poucos vão aprendendo.

      Abraço e sucesso!

  18. Olá André, belo artigo muito bom mesmo e esclarecedor. O bom do negócio online é por ter um custo bem menor do que o Off-line e a comodidade e liberdade.
    Seja em qualquer negócio, o investimento é fundamental.
    Sucesso!

    • Obrigado, Victor.

      Com certeza! Hoje em dia é muito fácil iniciar um negócio online, mas é preciso ter estratégias, senão, como um negócio offline sem estratégia, ele não vai dar lucros.

      Abraço e sucesso!

  19. olá André muito bom seu artigo explicativo, sobre negócios online e offlone, muito bom mesmo gostei muito, sucesso.

    • Obrigado, Edivaldo.

      Existem muitas vantagens em um negócio online, mas é preciso ter um certo planejamento e cuidado.

      Abraço e sucesso!

  20. Olá André, seu artigo define bem os negócios paralelos que podemos criar, seja online ou offline.
    As despesas também são bem significativas para se começar a pensar e por em pratica um negócio.
    Muito esclarecedor seu ponto de vista, agora já possa analisar melhor!
    Sucesso!

    • Obrigado pela visita, Silvane!

      Apesar dos riscos serem praticamente os mesmos, existem muitas vantagens em iniciar um negócio online.

      Abraço e sucesso!

  21. Pingback: Quais as Vantagens de ser um empreendedor online? | Como Ganhar Dinheiro Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *