14 Dicas SEO Para Aparecer na Primeira Página do Google

Como fazer com que meu blog apareça na primeira página do Google?

Bem, se essa é exatamente a sua pergunta… Saiba que é necessário colocar em prática as boas estratégias que farão o Google reconhecer o potencial do seu conteúdo.

Estou falando nada mais, nada menos do que técnicas de SEO para você aplicar nos seus artigos. Pequenas mudanças, mas que realizadas de forma contínua, serão responsáveis por garantir que o Google possa ranquear melhor seu blog ao longo do tempo, em que os robots dele passarem pelo seu site.

Nesse artigo você vai aprender exatamente o que tem que fazer para que seu conteúdo possa aparecer na primeira página das pesquisas.

Quais são as Técnicas de Otimização SEO On-page que devo fazer no meu blog?

Mas, primeiro de tudo… O que é Otimização SEO On-page?
São métodos de otimizar o seu conteúdo internamente, dentro de seu próprio blog.

Veja abaixo como colocar em prática esse tipo de otimização, para seu blog poder aparecer na primeira página do Google.

  1. Faça link building: Se você quer criar um ambiente realmente persuasivo para seus leitores, uma excelente estratégia é o link building. Sabe quando você está lendo um conteúdo importante para alavancar o seu blog e fazer ele sair da zona 0? Só que nesse mesmo artigo tem algumas palavras linkadas para outros artigos relacionados e que podem complementar de forma melhor ainda sua informação? Pois é, os visitantes adoram isso. Essa técnica é e sempre será muito importante de ser feita no seu blog, para prendê-los por mais tempo no seu conteúdo.
  2. Instale Plugin de Artigos Relacionados: Isso mesmo, no acervo de Plugins do WordPress, você poderá encontrar uma imensidão de Plugins de artigos relacionados. Ao instalar algum em seu blog, aparecerão thumbnails dos seus posts geralmente abaixo de cada artigo seu. Cada uma dessas pequenas imagens será dos conteúdos relacionados, e chamarão bastante a atenção do seu leitor para ele permanecer ainda por mais tempo consumindo do seu conteúdo. Isso para os mecanismos de pesquisa são mais pontos que você ganha para ser ranqueado melhor, por diminuir a taxa de rejeição.
  3. Estruture seu conteúdo com títulos H1 e H2: Os seus artigos são organizados por títulos e subtítulos? Bem, se você nunca se importou com isso, saiba que o Google não acha interessante conteúdos que são apenas parágrafos, sem nenhuma formatação em títulos e subtítulos. As heading tags <h1> e <h2> são as mais usadas, e você pode colocar sua principal palavra-chave entre elas para deixar seu conteúdo ainda mais relevante para o poderoso Google começar a te enxergar melhor nos resultados.
  4. Coloque listagens/bullets para deixar uma leitura mais harmônica: Será mesmo que você está deixando seus artigos realmente envolventes para uma leitura fácil do seu visitante? As listagens ou bullet points ajudam a deixar o seu conteúdo mais harmonizado. Seu leitor vai se sentir mais confortável visualmente ao ver que seu texto é de fácil leitura, não apenas pelo modo como você usa suas palavras, mas sim, como você trabalha para deixa-lo bem estruturado, pontuando cada parte importante do seu conteúdo com listagens estratégicas.
  5. Faça uma pauta de palavras-chave: É de extrema importância você se dedicar na criação de uma pauta estratégica de palavras-chave. Só assim, você saberá quais os conteúdos certos deve criar para sua audiência, quais são os termos mais pesquisados para aplica-los em seus posts? Para isso, use o Planejador de Palavras-chave do Google. Com o uso das palavras certas você poderá aparecer na primeira página das pesquisas do Google.
  6. Coloque imagens de qualidade nos seus artigos: Estudos realizados por profissionais de Publicidade e Marketing, que trabalham diretamente com criação de conteúdo para internet, confirmaram que um artigo que possui uma imagem de qualidade logo no início do texto, gera um interesse maior no usuário de permanecer e ler o conteúdo completo da página. Até mesmo contribui para mais conversões, do que um conteúdo que não apresenta imagens nenhuma, ou, apresenta imagens pouco atrativas. E ao colocar atributos “alt” e “title” nas imagens, elas também vão aparecer na primeira página do Google.
  7. Coloque conteúdo dinâmico nos artigos: Por quê? Simples, assim poderá fazer com que o seu visitante possa permanecer por mais tempo ainda no seu blog, cativando cada vez mais o leitor. Você quer um bom exemplo de conteúdo que seus visitantes vão adorar e ficar por mais tempo nas suas páginas? São vários que você pode escolher para complementar a informação de forma mais personalizada, como por exemplo: Vídeos, Slides, Infográficos, Podcasts…

Quais Técnicas de Otimização SEO Off-page que devo colocar em prática no conteúdo?

Ao contrário das técnicas de Otimização On-page, esses procedimentos de SEO Off-page para ajudar seu blog a aparecer melhor no posicionamento das pesquisas, são realizados fora do seu blog.

É importante lembrar, que você deve aliar os dois tipos de otimização, continuamente, para fazer o seu blog aparecer na primeira página das pesquisas.

  1. Faça comentários em blogs: Quando você passa a ser um comentarista assíduo de diversos blogs que falam o mesmo conteúdo do seu, você cria um elo de interação cada vez maior na blogosfera. E apesar de você receber ligação “nofollow” na maior parte das vezes, isso ainda é benéfico, pois, querendo ou não, seu link ficará lá, exposto naquela página, e qualquer pessoa poderá clicar e acessar sua página através dele. Agora, lembre-se de comentar honestamente, se você realmente tem uma informação de valor para postar no conteúdo, então comente. Jamais faça comentários apenas para ganhar um novo backlink.
  2. Faça Guest Posts: Uma das formas mais eficientes de você criar backlinks de forma valiosa na internet, são os Guest Posts. Para fazer isso, basta você entrar em contato com algum blogueiro do seu nicho e oferecer uma troca de artigos. Assim as pessoas que visitam o “blog A” também poderão visitar o “blog B” e assim sucessivamente. Com essa estratégia você ganha mais tráfego para seu blog.
  3. Responda as dúvidas das pessoas em Fóruns: Acredite, é uma excelente ideia para criar novos links, você pode responder as dúvidas de membros com algo que o conteúdo do seu blog possa ajudar. Essa é uma outra maneira de atrair público para seu blog e fazer com que os Crawlers dos mecanismos de pesquisas possam te achar melhor para a indexação.
  4. Crie Vídeos apontando para seus artigos: Uma estratégia que vem dando cada vez mais certo hoje em dia é a criação de vídeo-tutoriais para o Youtube. Na verdade desde algum tempo os vídeos vêm tomando conta da internet, só que hoje esse tipo de conteúdo se tornou muito mais valorizado. Então, ao atrair tráfego pelo Youtube, você pode direcioná-los também aos artigos do seu blog, apenas colocando na descrição alguns links para seus artigos.
  5. Crie Infográficos e incentive a distribuição: Já pensou em criar infográficos falando sobre estatísticas, ou até mesmo ensinando passo-a-passo determinado procedimento? Pois é, um blog com conteúdo dinâmico pode ser um blog muito mais compartilhado e comentado. Você pode inovar ao criar infográficos e oferecer para seus visitantes compartilharem também no blog deles.
  6. Crie e-books para distribuir em sites de compartilhamento: Se você ainda não criou o seu próprio e-book, não sabe a oportunidade infinita que perde de criar um poderoso Marketing Viral para seus artigos, ou até mesmo seus próprios links de afiliados. Ao criar um e-book por conta própria e disponibilizá-lo gratuitamente no seu blog e em sites de compartilhamento, seus visitantes poderão envia-lo como brinde também em suas próprias listas de e-mails, e esse e-book vai ser espalhado por toda a internet, fazendo as visitas do seu blog aumentarem dia a dia…
  7. Invista nos botões de Redes Sociais nos seus artigos: Hoje em dia, está cada vez mais fácil das pessoas compartilharem algum conteúdo relevante, que realmente ajuda em determinada dúvida. Então, você pode colocar botões de redes sociais nos seus artigos, pois isso vai fazer com que as pessoas compartilhem, e isso pode aumentar ainda mais o tráfego de seu blog.

E se você achou essas dicas úteis, lhe convido a ver um Vídeo no Youtube que eu gravei com outras +20 Dicas de SEO para Ranquear seu Blog na Primeira Página do Google.

Este é um guest-post de Nayara Melo. Visite seu blog E-Zash e veja mais dicas e estratégias.

Resumo
Data de Revisão
Item Revisado
Post
Avaliação do Autor
51star1star1star1star1star

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


  1. Muito bacana este artigo, estar na primeira pagina do google, é uma briga constante rs, e muita paciencia, estou pesquisando e estudando muito, espero um dia chegar ao primeiro lugar tambem. Obrigado pelo artigo.

  2. Bom dia André.

    Eu tenho numa pasta no meu computador, todos os artigos que você me enviou.
    Todos são objetivos e claros. Me ajudam com questões que ainda nem sabia que existiam.
    Estas 14 dicas são sensacionais.

    Tenha um ótimo final de semana.
    At.
    Fernando Lima
    Laguna

  3. Parabéns pelo post. Muito interessante mesmo. É bom ter uma atenção balanceada a diversos fatores de SEO e não simplesmente ficar focado em apenas um ou dois aspectos. Eu sinceramente não conhecia algumas das técnicas abordadas e confesso que já as adotei.
    Parabéns.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.