
Empreender é uma tarefa que necessita de estratégias para alcançar o sucesso, especialmente em um mercado tão competitivo como o de petshops. Por isso, o negócio não deve se restringir apenas à venda de produtos, focando também na orientação ao tutor a respeito do que adquirir.
Ao colocar em prática esta dica de atendimento ao cliente, é possível atrair o consumidor para sua loja e criar uma relação de confiança com ele. Esse processo de fidelização possibilita vendas futuras e recomendação a outros clientes, conferindo visibilidade à marca.
Estratégias de marketing
Para desenvolver um negócio, o empreendedor deve estudar sobre o nicho em que pretende atuar, além de conhecer a demanda da região para traçar o perfil do consumidor e, assim, ser capaz de oferecer de forma diferenciada um serviço que atenda às necessidades de seu público.
Elaborar um plano de negócios pode ajudar a organizar a estrutura do petshop e o treinamento da equipe, uma vez que uma das principais dicas de atendimento ao cliente consiste justamente em criar um vínculo entre empresa e consumidor. Para isso, sua atuação deve ir além de apenas disponibilizar produtos na prateleira.
O ideal é que a ida até o petshop se torne um passeio no qual o tutor recebe orientações de como cuidar melhor de seu pet. No caso da compra de um vermífugo, por exemplo, a dica de atendimento ao cliente é saber explicar os tipos disponíveis, como calcular a dosagem, como aplicar, entre outros detalhes.
Dicas de atendimento ao cliente: conquistando o consumidor
Criar um clima de parceria com o consumidor vai além da precificação ou qualidade do produto oferecido: as vendas são concretizadas pela relação de confiança estabelecida entre os envolvidos. Por isso, um bom atendimento ao cliente é uma das etapas mais importantes do estabelecimento.
Colocar em prática algumas dicas de atendimento ao cliente colabora diretamente com a construção de uma experiência positiva para o consumidor, de modo a garantir sua satisfação com marca. Os principais cuidados são:
- Variedade de produtos: oferte mercadorias de boa qualidade e diversidade, como marcas e tamanhos diversos;
- Disponibilizar de maneira estratégica os itens: propicie um ambiente gostoso para facilitar a venda;
- Descontos e programas de fidelização;
- Atendimento personalizado: crie laços com o cliente e seu pet;
- Ouça seu consumidor: conheça sua opinião, estabeleça uma relação de adequação entre necessidades e vendas.
A demonstração de interesse pelo tutor e seu pet faz com que o vínculo se fortaleça por meio de um tratamento personalizado. Nesse sentido, invista em registro dos animais, com informações importantes sobre seus hábitos e gostos.
Esse tipo de cadastro ajuda a enviar mensagens de aniversário, oferecendo descontos em compras ou tratamentos ou manter o tutor atualizado quando se deve reforçar a dose de vermífugos e vacinas.
Indicações de medicamentos
Orientar quanto à indicação de produtos e medicamentos torna-se um diferencial no negócio, uma vez que vários tutores se sentem perdidos em meio a tantas opções.
Os atendentes devem conhecer sobre os remédios para explicar suas indicações, dicas de aplicação e reforço de doses. Principalmente, em relação a itens antiparasitários, como vermífugos ou antipulgas.
A saúde do pet depende do combate a microrganismos prejudiciais, por isso usar produtos específicos para a limpeza do ambiente são tão importantes quanto à ação dos remédios.
0 Comentários