
A Franquia de Alimentação está sempre no topo das buscas, por pessoas que querem iniciar o seu próprio negócio, mas querem algo “palpável”, que não seja digital.
Resolvi analisar um segmento que sempre intriga muita gente, e que pode ser a solução para quem deseja abrir o seu próprio negócio: a Franquia de Alimentação!
Por mais que entre crise e saia crise, este setor quase sempre não sofre muitos efeitos colaterais, já que todos nós precisamos comer! Me arrisco a falar que quem trabalha fora ou tem que sair constantemente, não comeu em algum restaurante ou franquia espalhados pelo país.
Afinal, o que é uma franquia de alimentação?
Basicamente, é uma licença que você adquire, para utilizar a marca de uma empresa de renome, participar de treinamentos sobre como a franquia funciona, fazer a gestão de finanças e o marketing, etc, por um certo período de tempo.
Alguns itens que você poderá usar quando opta por este modelo de negócio:
- O layout de um ambiente funcional e eficiente, para atender os clientes
- O material gráfico da marca
- Treinamento para elevar a qualidade do atendimento/produtos
A Franquia de Alimentação podem funcionar em quiosques, dentro de shoppings – nas praças de alimentação, em locais alugados, dentro de condomínios, shoppings populares, etc. Não há um limite para abrir a sua própria franquia de alimentação.
Durante minha pesquisa, a Franquia de Alimentação de Fast Food foi uma das que mais se destacou, onde nomes como Subway, China in Box e Amor aos Pedaços se sobressaíram.
Note que todas elas tem um nome de peso, pois sempre estão em evidência na TV e outros veículos de comunicação. Ou seja, a própria marca de autopromove, e você não precisará gastar horrores com propaganda. Ponto positivo!
[caixa_captura]
O Que é Necessário Para Abrir a Minha Franquia de Alimentação?
Conheça a Lei de Franquias Nº 8955/94: ela dispõe sobre o contrato de franquia empresarial (franchising) e dá outras providências sobre o tema. Você pode encontrá-la no site do planalto, ou pelo link,http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8955.htm. Procure profissionais especialistas nesta área, que certamente tirarão todas as suas dúvidas.
O que é Circular de Oferta de Franquia (COF): essa circular tem o intuito de esclarecer o que você irá investir, o perfil ideal do franqueado, o histórico da franqueadora, quais os formatos de montagem do negócio, dentre outras particularidades da franquia. Lembre sempre que você terá 10 dias, após o recebimento da COF para decidir o que fazer, antes de assinar, pagar ou se comprometer com a franqueadora de alguma forma.
Preciso fazer Balancetes Contábeis da Empresa? Sim, é muito importante analisar os balancetes contábeis da franquia que você deseja investir, por uma simples razão – você vai gastar o seu tempo e dinheiro com isso.
Avalie o Contrato: é impossível fechar negócio sem avaliar minuciosamente a minuta do contrato da franquia.
Conclusão
Nem sempre o mercado de produtos digitais pode atender a todos os empreendedores, pois alguns sentem a falta de se relacionarem com outras pessoas diretamente, portanto, optar por uma Franquia de Alimentação pode ser uma boa oportunidade!
0 Comentários