Negócio Online X Negócio Offline – prós e contras
A maior parte das pessoas, que querem ser empreendedores ou tem este perfil, pensa em um dia ser o seu próprio patrão, trabalhar para elas mesmas e não mais trabalhar para os outros. Resumindo: ter o seu próprio negócio!
De acordo com a pesquisa do Sebrae ( GEM 2013 ), no Brasil, cerca de 71% dos empreendedores fazem isso por que enxergam uma oportunidade, e 28% empreendem por necessidade.
Neste artigo eu vou te mostrar os prós e contras em ter um negócio online e os prós e contras em ter um negócio tradicional, com ponto de venda, funcionários, etc.
Negócio Online X Negócio Tradicional – prós e contras
Conforme mencionei no inicio deste artigo, a pesquisa de 2013 do Sebrae indica que o Brasil está à frente dos 5 países do grupo dos BRICS, onde a proporcão de empreendedores por oportunidade chega em 61% na Índia, 65% na Russia, 66% na China e 70% na África do Sul.
Com estes dados em mãos, é fácil dizer que a maior parte das pessoas pensam em encontrar uma oportunidade, para ter o seu próprio negócio, e com isso conseguir a tão sonhada liberdade.
“No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.” Albert Einstein – Twitte Isso!
O Nicho ou micro-nicho
Um ponto em comum, tanto para o negócio online quanto para o negócio tradicional, é definir o nicho ou micro-nicho com o qual você irá trabalhar. Neste outro artigo eu passo mais informações sobre nichos. Clique e veja o artigo.
Em um negócio tradicional, por exemplo, Se você já trabalha como cozinheiro(a), você já tem expertise nesta área, e se você gosta do que faz, com certeza irá pensar em abrir uma lanchonete, um restaurante, etc.
O mesmo acontece em um negócio online: primeiro você precisa definir o nicho ou micro-nicho. Vamos seguir o exemplo anterior: Se você gosta de cozinhar, pode fazer um site de receitas.
Mas ai você me fala: Poxa André, já tem diversos sites de receitas, e até grandes portais que tem uma seção/site só de receitas!
Eu respondo: Sim! Isso é verdade!
Mas você pode criar um site, onde ensine receitas vegetarianas por exemplo, ou usando ingredientes simples, receitas rápidas, etc.
Viu como as idéias vão surgindo? Basta começar a pesquisar um pouco, e as idéias vêm. 🙂
Mas a grande questão é procurar fazer o que você gosta ou tem vontade de aprender, caso contrário, você não irá evoluir o seu negócio, e o pior, pode até falir!
O Negócio Online
Vamos começar analisando o negócio online, que hoje em dia está fazendo a diferença para muitas pessoas.
Depois de definido o nicho ou micro-nicho, o negócio online é basicamente constituido de:
- Um domínio ( seudominio.com, seudominio.com.br, etc)
- Uma hospedagem para seu site
- Site institucional ou blog (ou até mesmo os 2 tipos)
- Página(s) de captura
- Um serviço de e-mail marketing ou auto-responder ( este item talvez seja um dos mais importantes para tudo funcionar! )
Com isso você já está apto a começar seu trabalho!
Partindo do nicho de exemplo ( receitas ), seu dever será produzir receitas que estejam de acordo com o nicho escolhido. Se você definiu que vai se dedicar a receitas vegetarianas, você precisa produzir este tipo de receitas.
Como estamos analisando o negócio de forma mais prática, não vou me aprodundar em formas de divulgação, etc. Isso será assunto para outro artigo 😉
O Negócio Tradicional
Partindo do mesmo nicho de exemplo (receitas/gastronomia), depois que você definiu o que fazer, é hora de pesquisar um lugar para abrir seu restaurante/lanchonete. O seu próprio negócio está para nascer!
Da mesma forma que um negócio online, você precisará:
- Alugar um local
- Deixa-lo com a sua cara (reforma, fachada, etc)
- Montar sua infra-estrutura (mesas, cadeiras, copos, talheres, fogão, mantimentos, etc)
- Contratar funcionário(s)
Não vou listar tudo o que é necessário, pois o intuito é fazer uma comparação e te dar uma idéia de como tudo funciona.
O “Problema” do Investimento
Você já percebeu que para ter um negócio, seja ele online ou tradicional, é necessário fazer algum tipo de investimento, correto?
Infelizmente muitas pessoas pensam que para se ter um negócio online, é tudo “de grátis”. Basta ter um blog no blogger por exemplo, encher o blog de propagandas e pronto. Agora é só disparar uma tonelada de spam’s para aquela lista de 50 milhões de e-mail’s que comprou por R$ 9,90, e esperar o dinheiro brotar …
Esta é a maior mentira que já contaram! Não caia nessa!
A verdade é que muitas pessoas que começam assim, demoram séculos para ganhar alguns trocados, ou o pior, acabam desistindo no meio do caminho, e colocam a culpa em outras pessoas ou na própria internet, dizendo que é pura ilusão.
É preciso entender que se você quer ter um negócio, é preciso investir em infra-estrutura e ferramentas para manter o seu negócio funcionando.
Claro que se você comparar o investimento para manter um negócio tradicional, com tudo o que é necessário para deixa-lo funcionando, com o investimento que um negócio online exige, o negócio online requer muito menos investimento em dinheiro, mas em contrapartida, você precisa investir em conhecimento.
Você pode me perguntar: Perai, vou precisar estudar, André?
E eu respondo: Mas é claro que SIM! 🙂
Não dá pra escrever bons artigos, boas receitas (como o exemplo do nicho de receitas/gastronomia), sem ter conhecimento. A internet está cheia de conteúdo pronto para ser consumido, mas você precisa saber onde e o que pesquisar, senão ficará patinando sem sair do lugar.
No infográfico abaixo, estão apontados as principais vantagens e desvantagens de cada tipo de negócio.
Gostou deste infogrático? Coloque-o no seu blog (copie e cole o código html):
Conclusão
Seja qual for o negócio que você quer iniciar, é necessário investimento: começa com o seu tempo para organizar sua idéias e definir o que você quer fazer e depois vem o investimento na estrutura do seu negócio. Não há como fugir destas regras básicas.
Se você quer se aprofundar mais em como montar um negócio online que seja multiplicável e escalável, não deixe de visitar esta página.





41 Comentários