Eu trabalho com internet marketing desde 2001, quando comecei a ter acesso a internet. A internet abriu várias portas para mim, e acredito que está abrindo portas para muitas pessoas. Quando comecei a entender como a internet funcionava, surgiu uma pergunta: é possível ganhar dinheiro com a internet?
A partir daí, comecei a procurar maneiras de ganhar dinheiro on-line, e uma das formas que encontrei para ter uma renda extra, foram os programas de afiliados.
Infelizmente, alguns programas que participo acabaram mudando as url’s de divulgação, e isso acabou me prejudicando, pois minhas divulgações estavam com a url antiga, e como eu não tinha acesso a tudo que postei em outros sites para divulgar, acabou se perdendo.
Programas de afiliados – como funciona?
Um programa de afiliados tem um funcionamento muito simples, como podemos ver na imagem:
Explicando as etapas:
- Você se cadastra em um programa de afiliados
- Recebe um código/link que vai identificá-lo no sistema da empresa
- Você começa a divulgar seu código/link, para seus amigos, em redes sociais, em seu site (caso tiver um), etc
- Quando uma pessoa fizer uma compra através de seu código, a empresa irá remunera-lo com uma comissão
- E assim se repete o ciclo
Viu como é uma ótima oportunidade? Hoje em dia existem vários programas de afiliados de qualidade, que podem render boas comissões. Algumas pessoas inclusive já vivem exclusivamente de comissões recebidas de programas assim.
Seu código/link de indicação é muito importante!
O seu código/link de indicação é o que vai te render dinheiro! Se você perder seu código, ou a empresa mudar a url que você está divulgando (como aconteceu comigo), caso alguém acesse a url errada, você não será identificado pela empresa, e não receberá comissões, caso a venda seja concluída.
Portanto, cuide de sua url/código de indicação!
Como proteger meu código/link de indicação?
Vou citar 2 formas de proteger seu código/link s de indicação, de forma simples. Além disso, o Google não gosta muito de links de indicação, então este é mais um motivo para você cuidar bem do seu código/link de indicação.
Encurtadores ou redutores de URL
Uma delas são os encurtadores de url, ou redutores de url, que tem uma mecânica muito simples:
- Você insere uma url real
- O encurtador libera uma url curta. Simples assim!
Com essa url curta, você pode divulgar melhor no Twitter por exemplo, pois ele possui um limite de 140 caracteres ao digitar o texto do tweet. Com isso você ganha alguns caracteres a mais.
Alguns encurtadores de URL:
- Bit.ly
- Is.gd
- Tinyurl.com
Infelizmente, não se pode confiar 100% em sistemas externos, pois não temos controle total. Se o sistema que você está utilizando para encurtar a url, tiver algum problema e sair do ar, lá se vai a divulgação que você fez, com a url encurtada, por água abaixo, ou ainda se a empresa na qual você está cadastrado, resolver mudar o url, você não terá como editar a url encurtada, mais uma vez irá perder sua divulgação.
Eis que surge o Super Links, para WordPress
Se você utiliza o WordPress como plataforma de blog, é possível instalar um plugin muito útil para gerenciar seus links de afiliados.
O plugin que estou utilizando chama-se Super Links.
O Super Links permite que você crie links usando seu próprio nome de domínio que redirecionam para seus links de afiliado de forma camuflada ou não. Você pode inserir códigos de rastreio do Facebook e Google de forma simples e fácil. E ainda monitorar a quantidade acessos que cada link obteve.
Além disso, ainda é possível camuflar seus links para que usuários de determinados países sejam redirecionados para seus links de afiliados, enquanto robôs e outros acessos (Facebook e Google por exemplo) visualizem outra página que você configurar.
Conclusão
Cuide sempre do seu código/link de indicação, para não perder vendas. Lembre-se que seu lucro virá das visitas que você recebe em seu link.
10 Comentários
Não posso utilizar apenas o plugin e deixar de lado o encurtador?
Olá, Sérgio. Obrigado pela visita!
Sim, você pode utilizar o plugin sem problemas. Apenas mostrei que existe mais de uma opção para não divulgar o link de afiliado diretamente. Fica a critério do empreendedor utilizar a forma que melhor se adapta às necessidades.
Abraço e sucesso!
Obrigado peala dica da proteção do link;, conhece aquele velho ditado? A falto de grito pode precipitar-se uma boiada! Obrigado mesmo. eu estou começando nesse ramo de trabalhar na internet, preciso de aprender muito,já tenho 61 anos,só ajudei a enriquece patrão, e eu! Não sai do lugar,quero fazer a diferença sendo meu próprio patrão,
Olá, Valdemir. Obrigado pela visita!
A internet tem muitas oportunidades, para todas as idades. Basta entender como as coisas funcionam, que fica fácil de iniciar e manter um projeto totalmente online!
Abraço e sucesso!
muito bom
Muito bom! Eu estava procurando justo isso na net quando cheguei até seu site hehe
Já vou salvar nos favoritos
Abraços
Eu trabalho com mini site e geração de trafego pago, estava procurando alguns programas de afiliados para novos projetos, muito obrigado pelas dicas!
Abraços
Obrigado pela visita, Jailson.
Que bom que consegui ajudar.
Abraço e sucesso!
Parabéns pelo artigo, André!
tenho uma grande afinidade com programa de afiliados, e nunca me canso de ler sobre isso. A parte em que você comenta sobre como proteger o link, é de grande importância. Parabéns pelo blog, e que você continue por mais a mais tempo atuando.
Abraço!
Obrigado pela visita e pelo comentário, Maurício. Eu também trabalho com programas de afiliados a algum tempo, e no começo não me atentava para proteger meu link. Tive problemas com alguns links que eu já havia divulgado, e depois de comecei a proteger meus links. Foi uma das melhores coisas que fiz hehe. Muito obrigado! Abraço e sucesso.