Como Encontrar um Nicho de Mercado em 20 Minutos ou Menos

Alguns empreendedores que estão começando sua caminhada no marketing digital tem muita dificuldade em encontrar um nicho de mercado, que tenha volume de buscas e que seja lucrativo.

Eu já ensinei como encontrar um nicho de mercado neste artigo, mas este post é diferente, pois vou ensinar como você pode encontrar um nicho de mercado de forma muito rápida!

Como Encontrar um Nicho de Mercado em 20 Minutos ou Menos

A busca por um nicho de mercado que possa ser rentabilizado, ou seja, que possa gerar receita para o empreendedor é tudo o que os aspirantes e lógico, os experientes procuram.

Mesmo que você não saiba nada sobre o assunto, ainda assim é possível criar um negócio sólido e duradouro, em um nicho de mercado específico, e quando digo específico, entenda como: quanto mais específico melhor!

Conforme comentei, neste artigo eu mostrei basicamente como você pode encontrar um nicho de mercado, usando a ferramenta Google Trends. Neste novo artigo, vou lhe mostrar como você poderá se aprofundar ainda mais nas palavras-chave, e usar o Planejador de Palavras do Google, para conseguir encontrar a palavra-chave perfeita, e consequentemente, o nicho de mercado menos concorrido!

Chega de papo e mãos à obra! 🙂

#1 – Encontrar um nicho de mercado chave para trabalhar

O Planejador de Palavras-chave do Google é grátis, e você só precisa ter uma conta no Google para utilizá-lo. Basta acessar o link acima, e efetuar o login, e vamos começar a brincadeira!

A primeira coisa que você precisa ter em mente, é que é preciso ter buscas com a palavra-chave que você tem em mente, e que exista um produto no mesmo nicho, para que você possa rentabilizar o seu projeto.

Ou seja, não adianta nada você iniciar um blog no nicho de meias brancas para mulheres ricas, sendo que não há um produto que você possa comercializar para este público, entende?

Depois que você acessar o Planejador de Palavras-chave, você verá a tela inicial, conforme a imagem abaixo:

Nicho de Mercado - Planejador de Palavra-chave - home
Nicho de Mercado – Planejador de Palavra-chave – home

Basta clicar em Pesquisar novas idéias de palavras-chave e de grupos de anúncios, e a caixa de busca será mostrada. Como exemplo, eu fiz a busca por cupcake:

 

Nicho de Mercado - Planejador de palavras-chave - Busca
Nicho de Mercado – Planejador de palavras-chave – Busca

Foi só clicar no botão Obter Idéias, e acessar o resultado da busca. Aproveitei para filtrar os resultados, clicando na aba Idéias de palavras-chave, e ordenei os resultados pela Média de pesquisas mensais. Assim cheguei nos seguintes resultados:

Nicho de Mercado - Planejador de Palavras-chave - Resultados
Nicho de Mercado – Planejador de Palavras-chave – Resultados

Note que a busca pela palavra-chave receita de cupcake está em primeiro lugar, com 60.500 (sessenta mil e quinhentas) buscas mensais, seguida pela palavra-chave como fazer cupcake, com 33.100 (trinta e três mil e cem) buscas mensais.

Resumindo: este seria um ótimo nicho, pois há uma quantidade muito boa de buscas ocorrendo por estas palavras-chave!

Mas será que tem produto para rentabilizarmos? Vamos descobrir no próximo passo!

# 2 – Verificando se há produtos para rentabilizarmos nosso nicho de mercado

Agora que já definimos nosso nicho de mercado (cupcake, lembra? hehe), vamos verificar no nosso amigo Hotmart, se há algum produto disponível com este conteúdo.

É muito fácil:

  1. Basta acessar sua conta no Hotmart
  2. Clicar no menu superior em Mercado
  3. Fazer a busca por cupcake

Até o momento que eu escrevia este artigo, existiam 5 produtos disponíveis. Agora o que temos que fazer é analisar os produtos, para escolher os melhores, e iniciar nosso negócio efetivamente.

O Hotmart possui um sistema de classificação chamado Blueprint, que são os “quadradinhos azuis” presentes em todos os produtos. Quanto maior a quantidade de quadradinhos, melhor é a classificação dele.

Os produtos também possuem a Temperatura: Quanto maior a temperatura, mais o produto está sendo aceito no mercado.

Nicho de Mercado - Hotmart - Temperatura e Blueprint
Nicho de Mercado – Hotmart – Temperatura e Blueprint

Agora que você já sabe que existem produtos que podem ser comercializados no nicho de mercado escolhido, é hora de partir para o terceiro passo!

#3 – Decida-se!

Agora que você já tem a palavra-chave para o seu nicho de mercado e já pesquisou que existe um produto que pode ser comercializado, é hora de decidir se você continua ou não com o nicho de mercado escolhido.

Eu sempre faço a seguinte pergunta para mim mesmo:

Vou montar um blog ou vou apenas divulgar uma squeeze page?

A resposta para esta pergunta interfere diretamente no rumo de seu negócio online.

Ou seja, se você optar por criar um blog, deverá providenciar:

  • Isca digital, para capturar o e-mail de seus visitantes
  • Conteúdo! É o que move um blog 🙂
  • Sequencia de e-mails em seu auto-responder
  • Possíveis bônus

Se você optar por criar uma Squeeze Page, deverá providenciar praticamente a mesma coisa. A única diferença, é que você não publicará conteúdo no blog, já que você não tem um blog, mas o conteúdo precisará ser enviado para a sua lista, pelo auto-responder.

Percebeu a semelhança?

#4 – Avante, Empreendedor! 🙂

Agora que você já se decidiu, o próximo passo é registrar o domínio e providenciar a hospedagem. Isso vale tanto para o blog, quanto para a squeeze page, ok?

Agora é hora de pesquisar o domínio, e compra-lo. Como as palavras-chave mais buscadas, de acordo com a pesquisa que fizemos, foram receita de cupcake e como fazer cupcake, você já deve imaginar quais serão nossas sugestões de domínios:

  • receitadecupcake.com.br
  • comofazercupcake.com.br

E assim vai! Agora é só usar a criatividade, e lógico, usar as palavras-chave!

Conclusão

Parece um bicho de sete cabeças iniciar um negócio online, mas eu garanto que não é. Apesar de muitos empreendedores terem dificuldades com alguma ferramenta, seja com o WordPress, Páginas de Captura, Auto Responder, etc, se a pessoa tiver força de vontade e perseverança, conseguirá montar um negócio dentro de um nicho de mercado com baixa concorrência, e ter sucesso!

Se você quer aprender como criar um negócio online do ZERO, como comentado neste artigo, com mais detalhes, não deixe de conferir o Treinamento Fórmula Negócio Online, do Alex Vargas. Com certeza este é o treinamento mais completo que há no mercado, com conteúdo fantástico! Clique aqui e saiba mais.

Resumo
Data de Revisão
Item Revisado
Post
Avaliação do Autor
51star1star1star1star1star

69 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


  1. Mas você não leva em consideração a concorrência baixa nem o valor de lance baixo? Pois o primeiro significa que há poucos anunciantes interessados nesse nicho/palavra chave e o segundo significa que os anunciantes vão pagar pouco por clique (sendo que uma 50% daquele valor ainda é dado ao google e o que sobra é que vai para o dono do site)…

    Outra pergunta, qual quantidade minima de pesquisas mensais que vc considera ser viável para uma palavra chave? Obrigada

    • Obrigado pela visita, Jessica.

      Com relação aos anunciantes, se você trabalhar com tráfego orgânico, ao invés de tráfego pago, esta informação torna-se irrelevante, já que você não irá concorrer com anunciantes.

      Mas se no seu caso você pretende trabalhar com anúncios, é importante sim levar esta informação em consideração.

      Já o que eu considero um número bacana de pesquisas, pra um nicho pouco concorrido, é à partir de 300 pesquisas. Menos que isso, só se for para um produto ou nicho muito específico.

      Espero ter ajudado.

      Abraço e sucesso!

    • Uma duvida, esse caso do cupcake é até interessante para esclarecer minha dúvida, agente busca no planejador e ver que tem 33.100 buscas e são de baixa concorrência, mas como saber se é rentável tendo em vista que existem receitas gratuitas na internet? tem como mensurar isso?

      • Ótima pergunta, Rodrigo!

        Este foi apenas um exemplo de como descobrir um nicho pouco explorado.

        Para mensurar se o mercado é rentável ou não, você pode pesquisar por produtos relacionados, nas plataformas de afiliados (hotmart, Eduzz, Monetizze), e verificar a temperatura de cada produto.

        Se o produto for novo, ele estará com uma temperatura baixa ou média. Se for mais antigo, ele estará com uma temperatura alta.

        Aí entra o bom senso pra verificar a concorrência, fazendo uma busca pelo nome do produto no Google e comparar a quantidade de resultados encontrados.

        Isso é o básico para se ter noção se o produto está vendendo ou não.

        Espero ter ajudado.

        Abraço e sucesso!

    • Obrigado pela visita, Valdir.

      É verdade. O Planejador está passando por modificações, e uma dela é o limite de buscas exata. Mas existe uma outra ferramenta chamada Wordze, que muitos empreendedores já estão utilizando.

      Abraço e sucesso!

  2. Gostei muito do artigo André, pois estas etapas que eu sigo para criar artigos de qualidade, nichos de mercado e palavras-chave no Google.
    Certamente ajudará bastante as pessoas que estão começando no Internet Marketing. Abraço e Sucesso!

  3. Realmente a etapa de pesquisa e seleção do nicho com que um afiliado vai trabalhar deve ser uma das fases em que devemos mais tempo. A escolha errada do nicho de atuação pode inviabilizar o seu negócio desde o início.

    Parabéns por ilustrar e facilitar o entendimento do processo de pesquisa para os seus visitantes!

    Obrigado pelo artigo e sucesso ao Blog !

    • Obrigado pela visita, Sam!

      Exato! A seleção de um nicho é a etapa inicial do processo de trabalho como afiliado.
      Errar nesta etapa pode fazer com que o empreendedor simplesmente desista de empreender!

      Abraço e sucesso.

  4. Olá André

    Você iluminou meu dia como iniciar um negócio online, estava com muita dificuldade em estabelecer esta relação escolha do nicho e o produto a ser ofertado. Encontrei o passo a passo como uma mágica. Obrigada de coração.

    • Olá, Zaila. Obrigado pela visita!

      Que ótimo que tenha gostado do conteúdo! É uma das dúvidas mais comuns de qualquer empreendedor: Qual o nicho para começar? Procurei descrever os passos de forma que qualquer pessoa possa entender e iniciar seu negócio.

      Abraço e sucesso!

  5. Parabéns pela abordagem, André!

    Um Nicho de Mercado ajuda muito no marketing de posicionamento e branding. Atrair as pessoas certas é muito mais fácil. Além disso, conseguimos muito mais credibilidade sendo especialista em um nicho.
    Essa sua praticidade pra encontrar um nicho é fundamental!

    Recentemente li um site
    http://www.guianichodemercado.com
    que aborda o tema de diversas formas, estou fascinado pelo assunto.

  6. […] Passo 1 – Estudar o mercado que quer começar. Por exemplo: moda, gastronomia, saúde, etc. Para lhe ajudar a escolher um nicho de mercado ideal veja esse artigo aqui: Como Encontrar um Nicho de Mercado com 20 Minutos ou Menos. […]

  7. Andre,

    Como sempre vc faz algo que inicialmente parece uma barreira em algo simples.
    Isso nos ajuda bastante, nós que estamos começando agora.
    Gera confiança e otimismo.

    Tenha um ótimo final de semana
    Fernando Lima

  8. Olá Andre.

    Achei incrível as dicas sobre como encontrar um nicho de mercado em 20 minutos, parabéns mesmo, Todos nós empreendedores digitais sabemos como é importante encontrar um nicho de mercado para iniciarmos nossos negócios e você disponibilizou uma técnica simples e muito eficiente, obrigado por compartilhar os seus conhecimentos conosco.

    Um grande abraço e sucesso sempre amigo!!!

  9. Olá André, adorei os seus ensinamentos para se escolher um bom nicho para trabalhar,estou iniciando e vou seguir a risca as suas dicas, tenho certeza que com elas vou conseguir achar um bom nicho de mercado, muito obrigado e sucesso.

  10. Ótimo artigo cara, muito bom. É assim mesmo que deve ser feito para encontramos o nicho mina de ouro que irá nos render dinheiro por muito tempo, é bem importante usar o Planejador de Palavras Chave, nos ajuda muito.

  11. Olá André

    Eu demorei meses pra conseguir decidir qual nicho eu iria seguir, pois era muitas dúvidas que me deixava perdida sem saber que rumo seguia. Mas hoje lendo seu artigo eu percebo que perdi tempo demais e nem imaginava o quão era fácil fazer essa decisão.

    Com certeza esse conteúdo vai ajudar muitas pessoas.

    Parabéns!

  12. Muito bom! Passos fundamentais que vão determinar a velocidade do sucesso de seu negócio online, é importante executar essas ações minuciosamente! Abraço

  13. André, mais uma ótima aula parabéns concordo que não é um bicho de 7 cabeças mais tem que seguir um passo de cada vez para não se perder principalmente os iniciantes grande abraço…

  14. Nossa… que legal, quando fui escolher meu nicho de mercado passei semanas pra poder me decidir devido as dificuldades que encontrei, mas se estivesse lido um artigo assim como o seu teria me polpado muito tempo, parabéns você explica muito bem. Obrigado !

    • Oi, Ellen.

      Escolher um nicho é realmente uma das maiores dificuldades que um empreendedor pode encontrar, mas seguindo as dicas que passei no artigo, fica muito mais fácil 😉

      Abraço e sucesso!

  15. Olá André, excelente artigo. Muitas pessoas começam um negócio digital sem dar atenção a essa parte e acabam não conseguindo ter resultados. Essas suas dicas são muito boas pois irão ajudar muito quem está indeciso com que nicho trabalhar. Parabéns pelo artigo

    • Olá, Alienderson.

      Muito obrigado! Com certeza é uma das coisas que os iniciantes não dão atenção, e acabam perdendo tempo e dinheiro, por não atentarem para o nicho que estão escolhendo.

      Abraço e sucesso!

  16. Olá André, excelente artigo com certeza quem tinha dúvidas ou está sem saber como escolher um nicho esse artigo ajudará e muito. Você vou bem claro, não tem como não entender.Parabéns e sucesso sempre!

  17. Adwords é muito bacana para pesquisar a abrangência do tema a escolher. Mas eu acho que sempre será mais fácil trabalharmos com um nicho que tenhamos alguma afinidade ou interesse. Boas dicas!

  18. olá André mais um artigo matador em amigo, e essa ferramenta que você mostra no seu artigo para fazer pesquiza realmente é de mais, sucesso cara.

    • Obrigado, Edivaldo!

      É a ferramenta que muitos empreendedores digitais utilizam. Com isso, conseguem filtrar os nichos e encontrar “brechas” no mercado, e desenvolver uma estratégia matadora.

      Abraço e sucesso!

  19. Escolher o nicho ideal é fundamental na construção do nosso trabalho na internet.
    E com essa ferramenta do google tem facilitado ainda mais nessa escolha, pois é uma ferramenta muito eficaz.
    Parabéns pela dica André!

  20. Boa André!
    Sem duvidas nenhuma que pra ter sucesso no marketing digital, é preciso já ter um nicho bem definido.
    Aqui além de ensinar como, ainda deixou uma sacada muito boa, de que não adianta um nicho bom, sem um produto bom para ele.

    sucesso cara, abraço!

    • Obrigado, Reginaldo.

      Realmente é preciso analisar o nicho e os produtos que podem ser comercializados dentro dele, assim temos certeza de criar uma negócio que vai nos dar o retorno desejado.

      Abraço e sucesso!

  21. Encontrar um nicho de mercado rentável é possível e seguindo as suas dicas, fica mais fácil ainda. Com certeza, o planejador de palavras-chave é uma excelente ferramenta, que pode ajudar e muito na hora da decisão.

  22. A escolha do nicho é aonde a grande maioria dos iniciantes acabam “pecando”,pois nem sempre conseguem escolher um nicho que seja atraente que venha gerar bons resultados.

    Seu artigo deixou bem claro como podemos encontrar ótimos nichos sem perder tempo.Parabéns pelas dicas e pelo trabalho que tens feito.

  23. Muito bom Andre. Com esses passos é possivel encontrar e validar o nicho. Depois do nicho escolhido, agora entra o comprometimento do empreendedor. Encontrar e validar o nicho, saber como rentabilizar, tudo isso é muito bom. Mas a pessoa agora tem que colocar a mão na massa para criar seu negócio ganhar o dinheiro.

  24. Gostei muito do artigo André, pois estas etapas que eu sigo para criar artigos de qualidade, nichos de mercado e palavras-chave no Google.
    Certamente ajudará bastante as pessoas que estão começando no Internet Marketing. Abraço e Sucesso!

  25. Olá André, concordo com o que disse: ….”se a pessoa tiver força de vontade e perseverança, conseguirá montar um negócio dentro de um nicho de mercado com baixa concorrência, e ter sucesso…”
    Pois eu mesma segui suas dicas e tenho meu negócio online hoje, muito obrigada!

  26. […] Passo 1 – Estudar o mercado que quer começar. Por exemplo: moda, gastronomia, saúde, etc. Para lhe ajudar a escolher um nicho de mercado ideal veja esse artigo aqui: Como Encontrar um Nicho de Mercado com 20 Minutos ou Menos. […]

  27. Essa estratégia de encontrar o nicho ideal com o Planejador de Palavras-chave do Google, é bastante eficaz. Pois, nada melhor do que descobrir a quantidade de buscas mensais que são solicitadas pelos visitantes.

    Antes eu usava apenas o Google Planejador de palavras-chave, mas, depois que estudei o Fórmula Negócio Online, agora uso o Google Trends e o UberSuggest (uma espécie de Google Instante que mostra mais resultados).

    Esse artigo ficou excelente, muito bem explicado e ah!

    A Dica da isca digital, depois sequência de e-mails com bônus é uma estratégia matadora para conversões! 😉

    Sucesso e avante!

    • Olá, Nayara. Obrigado pela visita 😉

      Normalmente as pessoas ficam em dúvida, se perguntando: “como vou começar?”, “onde eu procuro?”, etc.

      Com apenas alguns passos é possível validar o nicho e de quebra conseguir termos relacionados à pesquisa para produção de conteúdo.

      As ferramentas que você citou (Google Trends e UberSuggest) também complementam o planejador de palavras, e abrem mais opções para palavras-chave! Eu também utilizo elas.

      Abraço e sucesso!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.