Como encontrar um sócio ideal para o seu negócio

Achar um bom sócio para o seu negócio nem sempre é uma tarefa fácil. Vou corrigir, quase nunca é uma tarefa fácil… O motivo? A ideia de ter um sócio acaba desencadeando a desconfiança e a sensação de estar deixando de lado o controle do negócio que você tanto lutou para montar. Embora pareça haver unicamente inconvenientes quando o assunto é partir para a procura de sócios, é preciso reconhecer que a adoção de companheiros de jornada pode facilitar a sua vida e aumentar as perspectivas do seu negócio. Se bem estou defendendo a adoção de um sócio para que a sua empresa decole e aumente a sua participação no mercado, preciso esclarecer que muitas coisas acontecem quando estamos a procura do parceiro ideal para a nossa empresa como ter características parecidas, mas não focar muito nesta questão já que muitas vezes as diferenças de ponto de vista podem ocasionar discussões positivas e interessantes para o futuro da organização.

6 dicas para achar um bom sócio

socio-para-o-seu-negocio

1- Boa convivência

Uma das questões fundamentais que devem ser valorizadas pelas pessoas que desejam tanto conseguir quanto tornar-se sócios das empresas é possuir valores semelhantes. A razão disso é a boa convivência quando estes são alinhados e compatíveis entre os diversos membros. Uma dica importante é conversar bastante com o candidato a sócio antes de fechar a parceria.

2- Liderança

A capacidade de liderar é fundamental para quem deseja assumir uma sociedade. Lembre-se que sócios compartilham tarefas e, além disso, delegam tarefas em algumas ocasiões. Por estes motivos, a liderança e a capacidade de tomar as decisões é fundamental para quem deseja assumir uma sociedade.

3- Objetivos compatíveis

Compartilhar ideais e metas são ideal para que os sócios possam manter a sua parceria. A ideia aqui é que as características de cada um dos envolvidos não sejam somente um complemento, mas também se alinhem com as dos outros.

4- Sócio como colega

Atenção: não procure um sócio que seja presente unicamente em termos financeiros. Busque alguém que esteja disposto a participar das decisões e que se importe realmente com o funcionamento da empresa. É importante que a pessoa possa indagar tirar dúvidas e bater de frente (de forma saudável) quando for necessário.

5- Valorização de pontos fortes

Se a sua decisão é acertada e a do sócio não está tão alinhada assim com a questão em jogo, espera-se que ele seja capaz de reconhecer e valorizar as suas qualidades. Pense de maneira análoga avalie quão importante é a valorização mutua e a capacidade de ceder ou bater pé quando necessário.

6- Contar com feedbacks

Esta questão está atrelada â anterior, pois feedbacks são uma via de mão dupla. Ou seja, é importante que haja certa liberdade entre os sócios e que possam respeitar o espaço do outro.

E você, já pensou em procurar um bom sócio para expandir os negócios? Deixe o seu comentário!

Este é um guest-post. Visite o site Franquia WSI e veja mais oportunidades.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Post
Author Rating
51star1star1star1star1star

Descubra Como Vender Na Internet, Sem Blog, Sem Lista, Sem Vídeo e Sem Autoridade!

André Melo

Meu nome é André Melo, sou Desenvolvedor web e trabalho com internet marketing desde 2001.

Website: https://webempreendedor.net

2 Comentários

  1. Nossa, conteúdo bacana e importante de se ler!

    Quem tem uma ideia e quer empreender com ela, precisa ter muita determinação de segui-la e ter a compreensão de que sozinho se pode ir mais “rápido”, mas acompanhado se pode ir mais longe!

    É uma frase “clichê” eu sei… Mas, que termina sendo pura verdade! E ainda digo que quando encontramos o sócio certo, podemos até ir mais rápido e mais longe ao mesmo tempo!

    Sem contar que o crescimento do projeto com duas boas cabeças pensantes, torna tudo muito melhor de ser feito, ainda mais, quando os dois são bons parceiros, que um termina motivando o outro!

    Abraços e sucesso! 🙂

    • Olá, Nayara! 🙂

      É importante ter um sócio em nossos projetos, pois como você mesma disse, as idéias se complementam!

      Abraços e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *