

O lean startup veio para inovar a maneira de empreender tanto para pequenas quanto para grandes empresas. E por isso, nós do GestãoClick, especialistas em administração de empresas, preparamos uma explicação de como funciona tal método.
Esse novo modelo, criado pelo americano Eric Ries, é usado por administradores para desenvolverem produtos e mercados, e funciona como uma combinação entre ideias de marketing, tecnologia e gestão. Esse conceito pode ser traduzido literalmente para o termo “enxuto” que representa uma forma mais simples de abrir um negócio.
Como funciona?
Basicamente, é uma forma de abrir uma startup que foca na interação com o cliente ao invés do planejamento empresarial. Ocorre da seguinte forma: através do Lean startup, utilizando o método de planejar os erros e acertos de uma empresa e depois o arrecadar fundos são substituídos por três ideias principais: o MVP, a ideia de pivot e formas mais ágeis de interação com clientes, que serão explicadas no tópico a seguir.
O que é MPV – Minimum Viable Product?
Nessa iniciativa é possível criar protótipos rápidos a fim de entender como está o mercado e usar os resultados para cativar os clientes evitando que o empreendedor tenha desperdícios.
O MPV ou Produto mínimo viável, em português, é uma abordagem para melhorar as táticas empreendedoras, reduzindo o trabalho e os gastos com suposições sobre o mercado. Ele funciona como versão Beta do produto desenvolvido de forma econômica que o empreendedor vai oferecer, assim vai ser possível conhecer como os potenciais usuários, compradores e parceiros estarão querendo antes de começar a investir. O termo mínimo é utilizado para se referir ao produto e este deve ser produzido em poucos dias tendo como único objetivo expressar qual o conceito da empresa.
O primeiro passo para fazer um MPV é pensar em quais respostas você quer dos seus futuros clientes através deste teste. A dica é buscar entender não só seus clientes, mas também seus concorrentes e o mercado no qual você está inserido.
Em seguida o empreendedor deve realizar o “desenvolvimento com clientes”, ou customer development, ou seja, resumidamente, procurar o feedback das pessoas que experimentaram o seu produto de teste e, assim, encontrar as respostas procuradas.
Por fim, é hora de investir. Agora você conhece o mercado, e o que os clientes querem e já sabe como será seu produto, basta abrir de vez o seu comercio e desenvolver o projeto.
Conclusão
O Lean startup não é formula para o sucesso, mas pode ser o caminho. Ele vai te ajudar a ter agilidade para testar se o seu investimento e vai trazer retorno sem gastar muito para isso.Contudo, como supracitado, ele é ideal para qualquer tamanho de empresa, porque ninguém quer investir em grande escala em algo que não sabe se vai da certo ou depositar todas suas economias em algo pequeno e sem garantia.
Sendo assim, siga as dicas e o GestãoClick deseja muito sucesso para o seu negócio!
Este é um guest-post. Visite o site e veja mais informações.
0 Comentários