Gatilhos Mentais Quentes para Alavancar seus Resultados

Para conseguir resultados concretos com seu conteúdo, é necessário utilizar gatilhos mentais, que são técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais, presentes em todos os seres humanos.

Gatilhos Mentais

Gatilhos Mentais

Em outras palavras, se você tem um problema, e tem mais de uma opção para resolve-lo, é provável que você irá utilizar uma solução mais simples para resolver, embora vá ficar pensando nas outras soluções.

Todos nós tomamos decisões todos os dias, nas mais diversas áreas. Você pode não perceber, mas as nossas decisões são tomadas de início, em nosso inconsciente, só depois a consciência predomina, quase sempre acompanhada de um argumento racional.

Entretanto, nosso sistema nervoso executa algumas “filtragens” no decorrer de uma decisão, para validar nossas escolhas. BINGO! Estes são os gatilhos mentais!

As frases, quando colocadas em certa ordem, proporcionam ao nosso cérebro um certo padrão, onde ele identifica esta informação e identifica que não é preciso fazer toda uma “rotina de processamento”, no momento de uma tomada de decisão.

Um estudo realizado pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) mostrou que o ato de escolher, pode ser simplesmente dividido em 3 partes:

  1. Seu cérebro decide o que você vai fazer;
  2. Essa decisão aparece na sua consciência, o que transmite a sensação de que você está tomando a decisão de forma racional;
  3. Você age de acordo com a decisão tomada

Partindo deste princípio, ao utilizar os gatilhos mentais da forma correta, podemos influenciar as pessoas à tomarem as decisões que queremos, por exemplo, engajar pessoas a acessarem certo conteúdo.

Neste artigo, vou lhe apresentar os 3 gatilhos mentais mais utilizados (e deixar uma surpresa para você no final do artigo), e você poderá utiliza-los em seus conteúdos a partir de agora. Veja só:

Gatilho Mental #1 – Autoridade – Um dos Gatilhos Mais Incisivos

Gatilho Mental - Autoridade

Gatilho Mental – Autoridade

Quando paramos em uma blitz, somos instruídos pelos oficiais ali presentes a realizar certos procedimentos:

  • Parar o carro
  • Entregar os documentos
  • Manter as mãos no volante

Algumas solicitações podem variar, mas é praticamente a mesma coisa. E por que obedecemos aos oficiais? Simples: Eles são autoridades, e se não obedecermos, estamos sujeitos à penalidades, no caso, a temida multa.

Na Prática

Para utilizar este gatilho mental, é necessário mostrar que você entende bem sobre o assunto, mostrando todo o seu conhecimento.

Mas como fazer isso? Entregue conteúdo de qualidade e gratuitos para sua audiência, como e-books, vídeos, infográficos, etc, sobre o assunto que você se propôs a falar.

Se você já tem algum tempo no seu mercado, se já fez alguma palestra ou treinamento, seja online ou presencial, e outros especialistas viram este seu material e conhecem o seu trabalho, você pode pedir para estas autoridades criarem algum conteúdo, falando sobre você.

Nesta caso, o que passa mais credibilidade, seria um vídeo-depoimento, ou um artigo no blog desta autoridade, caso ela tenha. Até mesmo uma postagem na fã-page desta pessoa pode “emprestar” a autoridade que você precisa, e quase que automaticamente você também se torna uma autoridade.

Você também pode citar as referências que você utiliza em seus trabalhos, caso você não domine totalmente o assunto, e assim passar mais credibilidade para a sua própria imagem, com sinceridade.

Atenção: Se você já possui uma autoridade, não a desperdice promovendo produtos ou profissionais que você não confia ou não conhece. Procure sempre mais informações e não corra o risco de jogar no lixo a sua imagem e a confiança de sua audiência.

Gatilho Mental #2 – Escassez – Se demorar, você perde!

Gatilho Mental - Escassez

Gatilho Mental – Escassez

Podemos dizer que este é um dos gatilhos mentais mais importantes, no mundo das vendas, pois é o gatilho que pode simplesmente fazer sua lista de contatos se movimentar de uma forma que você nunca viu, mas lógico, desde que tudo seja bem feito.

Você já reparou nas propagandas das lojas, na TV? Normalmente são comerciais rápidos, com produtos interessantes, e com preços mais interessantes ainda. Mas o diferencial mesmo, é que sempre tem um “só amanhã”, “só até este fim-de-semana”, “só até o dia X” ou ainda “até durarem os estoques”.

Notou em que sentido foi utilizado o gatilho mental da escassez? Sempre tem uma data limite para aproveitar o preço mais em conta. Esta é a escassez por tempo.

Existe também a escassez de quantidade, onde é disponibilizada para venda uma quantidade limitada de um produto ou serviço.

Na escassez de oferta, são oferecidos alguns benefícios para os primeiros compradores, ou para os que comprarem até certa data. Esta é uma das principais formas que os top afiliados faturam alto: oferecem bônus para sua audiência.

Na Prática

Este gatilho mental pode ser usado para dar o empurrão que falta para o seu lead/cliente tomar a decisão necessária de comprar algo naquele momento, e não deixar para depois.

Se o produtor de algum produto que você está promovendo, efetuar um webinário ao vivo, aberto apenas para 100 pessoas, você pode enviar uma mensagem alertando sua audiência sobre este fato, e frisando que a conferência não será gravada. É claro, o produtor também precisa concordar com este procedimento, então sempre entre em contato com o produtor, para colocar esta estratégia em prática.

Caso você tenha algum bônus para oferecer, que tenha a ver com o produto que está promovendo, não perca tempo e promova para sua audiência, limitando para algumas pessoas, ou por um certo período.

Você também pode combinar com o produtor, para utilizar alguns cupons de desconto, por um tempo limitado de horas ou dias, assim você promove estes cupons para sua audiência, e elas darão preferência em adquirir o produto que estiver promovendo pela sua indicação. Isto funciona de forma similar à um bônus, pois querendo ou não, as pessoas irão se beneficiar ao adquirir por sua indicação.

Atenção: Sempre cumpra com o que prometer, pois quando você oferece algo e não cumpre, sua audiência pode jogar sua imagem no lixo!

Gatilho Mental #3 – Garantia – “La Garantia Soy Yo!”

Gatilho Mental - Garantia

Gatilho Mental – Garantia

Com certeza você já ouviu isso em algum lugar: “Satisfação total, ou seu dinheiro de volta!”. Isso também funciona no marketing digital, pois muitas pessoas não compram na internet, por medo de levarem calote.

Este é outro dos gatilhos mentais mais utilizados, para quebrar objeções e fazer a audiência tomar a decisão de adquirir algum produto ou serviço.

Quando você adquire um eletrodoméstico, ele possui um prazo de garantia. Algumas lojas ainda vendem a “garantia estendida”, que acrescenta mais alguns meses a garantia de fábrica.

Esta técnica permite que a pessoa que está adquirindo determinado item, se sinta segura e confiante, caso o produto apresente algum problema após a compra. Em alguns casos, o cliente ainda pode devolver a mercadoria e receber o dinheiro de volta.

Na Prática

No mundo dos info produtos, a garantia também está presente. As plataformas de afiliação disponibilizam esta opção, no caso do cliente não gostar de determinado produto que adquiriu.

Sempre que divulgar algum produto, sempre informa que o lead/cliente conta com um período de garantia, e que poderá solicitar o reembolso no caso do produto não atender às expectativas.

Na maior parte das vezes, o lead/cliente está determinado à adquirir o produto ou serviço, e a garantia pode ser a cereja do bolo para o lead/cliente tomar a decisão.

Conclusão

Os Gatilhos mentais podem fazer o seu negócio se desenvolver com muito mais resultados, quando são bem empregados.

É necessário utilizá-los com sabedoria, e não abusar de suas funcionalidades, pois podem causar um efeito inverso ao que você está procurando.

Bônus – 18 Gatilhos Mentais QUENTES!

Como eu disse no início deste artigo, eu iria deixar uma surpresa, e aqui está:

Eu falei apenas de 3 gatilhos mentais, mas a minha amiga Nayara Zash escreveu um e-book fantástico, e o melhor: Totalmente GRÁTIS! 😃

18 Gatilhos Mentais Quentes Explicados com Exemplos

18 Gatilhos Mentais Quentes Explicados com Exemplos

No E-book 18 Gatilhos Mentais Quentes Explicados com Exemplos, a Nayara explica como você pode usar os seguinte gatilhos:

  • Antecipação
  • Autoridade
  • Comunidade
  • Compromisso e Coerência
  • Curiosidade
  • Escassez
  • História
  • Inimigo em Comum
  • Novidade
  • Paradoxo da Escolha
  • Polêmica
  • Por que
  • Prova Social
  • Reciprocidade
  • Referência
  • Relação Dor x Prazer
  • Simplicidade
  • Urgência

Então eleve o seu conteúdo para o próximo nível, e faça o download do ebook GRÁTIS!

Gatilhos Mentais

Descubra Como Vender Na Internet, Sem Blog, Sem Lista, Sem Vídeo e Sem Autoridade!

André Melo

Meu nome é André Melo, sou Desenvolvedor web e trabalho com internet marketing desde 2001.

Website: https://webempreendedor.net

2 Comentários

  1. Oi André!

    Nossa! Eu simplesmente amei esse seu artigo!

    Os Gatilhos Mentais são IMPRESCINDÍVEIS para qualquer afiliado, independente da estratégia utilizada que se escolha para focar, seja:

    1. Artigos de conversão
    2. Anúncios
    3. Campanhas de E-mails
    4. Vídeos
    5. Carta de Vendas de produto, etc

    E tudo mais que se possa imaginar!

    E na minha opinião, um dos gatilhos mentais mais fortes, é justamente o que você mencionou aqui no seu artigo! O da “Escassez”, pois ele acelera a decisão de compra das pessoas.

    Grande abraço meu amigão e parceiro de negócios! 🙂
    Sucesso sempre!

    • Oi, Nayara!

      Obrigado. Tentei ser o mais objetivo possível, passando toda a idéia por trás dos gatilhos mentais, que são tão importantes em nossos resultados.

      Abração e sucesso pra você também, parceira! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *